Alimentação Natural

Nada mais é do que fornecermos alimentos como carnes, vegetais e cereais, balanceados, sem conservantes ou corantes, de uma maneira onde os únicos processos pelos quais esses alimentos irão passar serão basicamente o cozimento e armazenamento.

Lembrando sempre que não são todos os alimentos que podem ser fornecidos para cães e gatos, e a melhor pessoa para indicar é sempre o Médico Veterinário.

Abaixo seguem alguns benefícios da alimentação natural para cães e gatos.

Benefícios da alimentação natural

Volume de água ingerido

Como a quantia de água na alimentação natural é elevada ela propicia uma ingestão de maneira indireta da água. Ou seja, o animal consome, absorve e utiliza a água do alimento o que é benéfico para o organismo como um todo. Isso é muito importante pois reduz as chances de formação de cálculos urinários por exemplo.

Absorção de nutrientes

Alimentos mais frescos ou levemente cozidos propiciam uma taxa elevada de preservação dos nutrientes bem como uma melhor utilização deles para o animal. Como conseqüência teremos um animal mais bem nutrido, saciado, saudável e muito mais feliz!

Fezes

Normalmente achamos que fornecendo comida as fezes serão pastosas e fétidas, mas você sabia que não? Com uma dieta balanceada e com a devida quantidade de fibras podemos, inclusive, diminuir o bolo fecal o que representa uma maior utilização da alimentação fornecida!

Variedade 

Outro benefício é podermos variar a composição das receitas, afinal eles também merecem ter opções de alimentação não é mesmo? E podendo fazer isso, temos a chance de mantermos eles bem equilibrados nutricionalmente.

Palatabilidade 

Não somente o cheiro de comida fresca é estimulante como também o gosto, e isto vale para nossos pequenos também. Uma comida bem feita com ingredientes de qualidade é sempre estimulante.

Qualidade

Recomenda-se que toda dieta para seu animal seja desenvolvida por um Médico Veterinário, pois ele é o profissional capacitado à fornecer uma dieta balanceada e equilibrada para todas as necessidades nutricionais do seu cão ou gato, esteja ele saudável ou com alguma doença.

Custo

Como a alimentação natural não passa por processos químicos e físicos complexos, isso propicia um custo mais baixo na produção e permite também, um maior investimento em matéria prima de qualidade. E tendo um produto de alta qualidade, teremos um aproveitamento muito maior pelo animal resultando em uma ótima saúde!

Saúde

Benefícios como a diminuição de processos alérgicos com isso teremos uma melhora no pelame, aumento da imunidade, melhor aproveitamento do alimento, emagrecimento ou manutenção do peso, conforme a necessidade dentre outros.

Recomendação

Todos os cães e gatos podem consumir alimentação natural. O que se recomenda é que se seu animal possua algum tipo de transtorno sempre consulte um médico veterinário que irá lhe fornecer a dieta mais adequada para seu animal.

Por Caroline Destro
Médica Veterinária

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário