Saúde

Uma preocupação recorrente de tutores – e que gera polêmica – no consultório é veterinário quando a alimentação natural é sugerida para o pet é sobre as fezes do animal. Elas vão amolecer?

E a resposta é: provavelmente não. De acordo com a Drª Caroline Destro, responsável veterinária técnica da Moabe, existe uma série de fatores que podem interferir no aspecto das fezes do animal. É bom estar atento!

A fase de adaptação do pet

A causa mais comum para essa alteração nas fezes do pet é decorrente de uma transição alimentar feita de maneira abrupta, substituindo o alimento em todas as refeições do pet no primeiro dia, por exemplo. Sobretudo, quando a alimentação natural é introduzida ao cão ou gato, é importante que se faça de maneira gradativa, respeitando o tempo de adaptação da microbiota intestinal do animal à essa nova fonte nutricional. E isso vale também para quando você altera a marca de ração que fornece ao bichinho.

Na embalagem de produtos Moabe indicamos que a introdução do alimento natural seja feita gradativamente durante 8 dias em média.

A Drª Caroline também reforça que é preciso estar atento para o caso de seu cão ou gato apresentarem quadros de alterações na imunidade. Essa sensibilidade no organismo do animal também pode desencadear desequilíbrio e refletir em quadros de diarreia.

O seu pet também pode ter sensibilidade a um ou outro ingrediente presente no alimento e, então, apresentar quadros de fezes moles. Por isso é importante ter o acompanhamento do médico veterinário nessa fase, seja para indicar o tipo de alimento que será consumido, quanto para monitorar a adaptação do pet aos itens presentes no recurso alimentar.

Embora a fase de introdução do alimento possa causar alterações no aspecto das fezes do animal, esse quadro não é uma constante. Por isso, não podemos assumir que a alimentação natural adequadamente balanceada ocasiona fezes amolecidas. Caso isso ocorra, o porquê deve ser investigado. “Muitas vezes a simples mudança no manejo da alimentação já auxilia na melhora do quadro”, segundo a Drª. Caroline.

Pera lá! Alimento natural é úmido, isso não desencadeia fezes amolecidas?

Muitos tutores acreditam que o alimento natural úmido pode desencadear fezes amolecidas e a Drª Caroline desmistifica essa questão:  “Isso não ocorre pois, se o pet estiver com o intestino e o organismo saudável, toda a água presente no alimento será absorvida e utilizada por ele”. Inclusive muitos cães que consomem alimentação natural tendem a diminuir a ingestão de água, e você pode ler mais sobre isso aqui no blog.

Se você está em fase de introdução ou pretende fornecer alimento natural ao seu pet é importante estar atento à adaptação do seu pet, sim, mas as fezes não precisam ser uma preocupação.

Procure inserir o alimento de forma gradativa, substituindo aos poucos as refeições, isso faz com que processo de aceitação do organismo ocorra com naturalidade. Um animal saudável, que ingere uma quantia equilibrada proteínas, carboidratos, gorduras e fibras presentes no alimento natural, dificilmente enfrentará desequilíbrios intestinais e apresentará quadros de fezes amolecidas.

Se você notar uma alteração mais grave nas fezes do pet, é importante entrar em contato com médico veterinário do seu pet para acompanhamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário